top of page

   Uma viagem de ônibus – acho o momento mais oportuno para se aguçar a criatividade. A paisagem do subúrbio (casas e pessoas), o balanço do ônibus, o falatório, o barulho da cidade acordada e em movimento... tudo isso me ajudou a pensar sobre a ideia de um blog com uma pegada diferente. Na época, estava encantado com o “Bistrô Ouvidor” - que num Domingo andando pelo Centro da Cidade estava recebendo convidados de um casamento – um espetáculo de bistrô!

   Em uma das minhas voltas para casa na ligeira integração Méier-Cascadura-Vila Valqueire, fui aprimorando a ideia de um espaço onde pudesse colocar pensamentos, opiniões, argumentos, curiosidades e tudo que jovens poderiam partilhar, mostrando que temos senso crítico, ótica sobre os mais variados assuntos. Mas criar um espaço abrangente. Então não poderia eu, tão limitado, escrever sozinho para um projeto com visões amplas?

   Como estava (estou) tão apaixonado por aquele bistrô, queria toda a ideia para o blog. Um ambiente retrô para bater um papo, no caso, escrever sobre qualquer assunto, tomar um café, ouvir um som e dialogar com as ideias, se possível, provocando um debate construtivo. Logo decidi o nome: “Bistrô”.

   Assim que pude, imediatamente, liguei para Johanns Eller, grande parceiro de tantos projetos no Colégio Pedro II, e apresentei a ideia. Ele abraçou a causa e ainda acrescentou: “Bistrô 33”. Até hoje não entendi muito o significado do número, mas gostei. O Johanns é um grande apreciador de coisas estranhas (haha), gosta dessas histórias e significados místicos. Suponho que, se pudesse, entraria para a DeMolay.

   Na mesma noite em que liguei para Eller, convidei Guilherme Moraes para o projeto. Ele é um grande escritor, de uma literatura imensa. Escreve sobres as mulheres como ninguém. E por falar em mulheres: Camila Lacerda. Como ter a tal abrangência sem a presença de pelo menos uma mulher? As mulheres, que sempre têm o seu toque preciso às situações. Depois de duas mulheres recusarem o convite, convidei-a para entregar mesmo que por pouco tempo a nossa equipe.

  O 5° elemento escolhido foi Pedro Paixão Borges, um super ser humano. Acredito em sua sensibilidade e potencial para agregar valor ao projeto.

Contaremos ainda com convidados que irão escrever para o bistrô. Convido você a participar desse projeto através do Blog, Facebook, Twitter e instagram.

   Saudações de boas-vindas!

Por Marcos Marinho

Pode entrar!

bottom of page